O Programa Ecos do Meio desta semana vem da Espanha para falar sobre um outubro em rosas e arte, através de um projeto que floresceu de um luto e que ela, a regente, compositora, multi-instrumentista e cantora Vanessa Borhagian, transformou em arte. A pintura e a canção entram em sua vida para colorir e curar uma depressão e brotarem como uma verdadeira declaração de amor a vida: “VanesSamba de Raiz”
Esse trabalho, porém, é resultante de 18 anos de estudos e pesquisas musicais brasileiras na Espanha, além de workshops de canto tribal, música do mundo, música brasileira, círculo de mulheres e idosos que contribuíram para a formação desse trabalho e no desenvolvimento de suas agendas de sustentabilidade (ODS e ESG).
Vanessa, que trabalhou com projetos sociais levando música a crianças e adolescentes de baixa renda durante muitos anos, fala sobre o tabu relacionado ao ‘sangue da vida’; o samba sem fronteiras e suas raízes familiares e musicais – África, Armênia, Brasil e agora, Espanha – a educação e o seu festival, Festival Sin FrontEllas. O objetivo desse evento hoje, que se encontra na sexta edição, segundo Vanessa, é divulgar a ‘arte das mulheres’, de várias partes do mundo, para todo o mundo. “Um trabalho incluso nos objetivos de desenvolvimento sustentável e nos propósitos de minha vida”.
Ministrar workshops em grandes empresas, portanto, faz parte também de sua trajetória profissional e de sua andança musical pelo mundo, com shows no Brasil, Alemanha, Bélgica, Holanda, Espanha, Suíça, Grécia, Marrocos e França para compor, até aqui, seis CDs (com músicas em Português e Espanhol), além de canções personalizadas para o cinema e teatro.
Ouçam essa entrevista onde “a música, o amor, a alegria e o humor” são os ecos que a artista pretende reverberar em seu trabalho e nesse diálogo.
Ecos do Meio é apresentado pela jornalista Rose Campos todas as terças, às 15h, com reapresentações as quartas, às 11h, e as quintas, às 20h, na Rádio Mega Brasil Online.
O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil.