O Programa Ecos do Meio desta semana conversa com o premiado jornalista, pesquisador e escritor Eduardo Reina, que publicou em 2019 o livro “Cativeiro sem Fim: as histórias de bebês, crianças e adolescentes sequestrados pela ditadura militar no Brasil”, pela Alameda Editora e o Instituto Vladimir Herzog.

Na ocasião, Reina esteve no programa para falar sobre o lançamento do livro e contar um pouco de toda essa história, onde ele prova, através de muita pesquisa, que o sequestro de crianças não era uma exceção na ditadura militar brasileira, mas um método, uma regra. Confira a entrevista aqui.

Após quatro anos, em setembro deste ano, portanto, o Museu das Memórias (in)Possíveis, de Porto Alegre, lança a “Exposição Cativeiro sem Fim”, que conta com a amostra online de fotos e materiais obtidos durante os anos de pesquisa, com entrevistas com o autor e também com as vítimas relatadas no livro. Além disso, Reina irá falar sobre as palestras em universidades, o surgimento de outros personagens e os problemas enfrentados durante esse tempo com seus opositores.

Sendo assim, Reina revela o quanto os efeitos traumáticos dessas violências são devastadores para as vítimas “e até mesmo para mim, que vivi todas essas histórias”. Portanto, o que nos impressiona, diante de todo esse cativeiro, é que um trabalho dessa magnitude de investigação da história, para ajudar a escrever e “enriquecer” a nossa história, a nossa educação e cultura, não possui apoio financeiro, “apenas do Eduardo e do Reina”, acrescenta o autor.

Pois é, ainda bem que temos essas pessoas que “reinam”, produzem seus ecos sobre nossa história, se machucam, mas não desistem…

Desistir, jamais!”, diz o autor.

Em nosso Minuto Sustentável ressaltamos sobre a sessão solene realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) para a entrega do título de doutor honoris causa ao patrono da educação brasileira, Paulo Freire (post mortem) e a fala de seu filho Lutgardes Costa Freire, quem recebeu o diploma.

A exposição permanente pode ser vista no canal do Youtube do Museu


Ecos do Meio é apresentado pela jornalista Rose Campos todas as terças, às 15h, com reapresentações as quartas, às 11h, e as quintas, às 20h, na Rádio Mega Brasil Online.

O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil.