Em se tratando de saúde mental, passará a ser obrigatório que empresas cumpram as exigências da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) que se referem aos cuidados com a saúde mental de seus colaboradores.

A Norma Regulamentadora nº 1, define diretrizes gerais de saúde e segurança no trabalho. Com as últimas atualizações em 2024, passou a exigir o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) e o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), incluindo fatores psicossociais, como carga excessiva de trabalho e pressão por resultados, que impactam a saúde mental dos colaboradores.

As empresas têm até 25 de maio de 2025 para se adequarem a essas novas exigências. O não cumprimento pode resultar em penalidades. A atualização da NR-1 reforça a necessidade de promover ambientes de trabalho que priorizem tanto a saúde física quanto a mental dos trabalhadores.

“Trata-se de um avanço, pois a evolução de doenças emocionais e mentais no Brasil tem sido assustadora. Para se ter uma ideia, em 2023, o Brasil teve quase 289 mil afastamentos por incapacidade decorrente de saúde mental”, observa Mario Lopes. E ele alerta: “É importante dizer que quando falamos de NR-1, de saúde mental no trabalho, estamos falando em estabelecer um nexo causal, ou seja, investiga-se, levanta-se, faz-se os questionários, todo o trabalho tem que ser feito para identificar se o ambiente de trabalho, se a carga de trabalho, se a exigência de metas, se a relação chefia, subordinados é perigosa ou não”.

Entre outros pontos, na entrevista Mario Lopes destacou que a psicanálise exerce um papel fundamental para a saúde mental por meio do autoconhecimento. “Autoconhecimento é uma palavra que parece que está na moda, mas não está na moda. Há pelo menos três mil anos, a filosofia grega destacava: Conheça-te a si mesmo e conhecerá os deuses”, pontuou.

Entre as dicas preciosas para manter a saúde mental em dia, Mario Lopes destacou: a importância da alimentação saudável, a prática de atividades físicas e o sono regular.

Quando um indivíduo busca a ajuda de um terapeuta geralmente etá no limite de questões que afetam a sua saúde mental. Por isso, chamo a atenção para a importância da cultura da prevenção.

Fale com o entrevistado através do fone 11 9981-4430 /  @mariolopesterapeuta


O programa Inclusive é apresentado pela jornalista Rosa Buccino todas as segundas, às 13, com reapresentações diárias em mesmo horário e, aos finais e semana, às 8h, na Rádio Mega Brasil Online.

O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil