Fechamos o mês de outubro marcado pelas comemorações de grandes datas, entre elas o Dia do Idoso, dia das crianças, dos professores, do médico e, iniciamos novembro, mês onde trazemos reflexões sobre as causas negras, para falar sobre a saúde do trabalhador brasileiro. Afinal, a saúde é o principal fator de sustentabilidade humana.

Sendo assim, como está a saúde do trabalhador brasileiro após a pandemia mundial? Quais os alertas produzidos por ela? O que o Ministério da Saúde apresentou de novo em sua pauta de governo?

2024 lá vamos nós! Doutor, mas para onde?

Para responder a essa e outras perguntas o programa Ecos do Meio recebe o médico sanitarista Gonzalo Vecina Neto fundador e ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), um dos idealizadores do Sistema Único de Saúde (SUS), professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), ex-Superintendente do Hospital Sírio Libanês, Conselheiro Consultivo da Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica e conselheiro de inúmeras entidades voltadas para a saúde do homem e de seu meio ambiente.

Vecina fala sobre o tratamento dispensado ao nosso meio ambiente e seus biomas frente aos inúmeros problemas de saúde desencadeados devido a esse tipo de tratamento; alerta sobre a subvariante da ômicron, na qual vem aumentando os casos de infecção, “apesar de ser muito menos letal”; traça um panorama da saúde do trabalhador brasileiro, desde a pandemia até os dias atuais, abordando as políticas de governo e as condições de grupos vulneráveis, como idosos e comunidades tradicionais; além de analisar as condições sociais que empurram o trabalhador negro para a informalidade e, portanto, para mais exposição a problemas de saúde.


Ecos do Meio é apresentado pela jornalista Rose Campos todas as terças, às 15h, com reapresentações as quartas, às 11h, e as quintas, às 20h, na Rádio Mega Brasil Online.

O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil.