Tudo sobre cinema, música e literatura você ouve aqui…hoje é dia de Café Cultural, na Rádio Mega Brasil Online!
O Café Cultural conversou com Felipe Azevedo, da equipe de educadores da Casa Museu Ema Klabin, um dos espaços culturais mais fantásticos de São Paulo e do Brasil. Ele fala da importância de conhecer e discutir sobre a riqueza dessa tipologia de museus que antes eram residências de personalidades e da proposta da série Bate-papo em casa: tipologia casa museu que vai reunir pesquisadores e os setores de educação de casas museus brasileiras.
Com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube, os encontros serão realizados nos meses de março, abril, maio e junho. Serão apresentadas algumas casas museus brasileiras e os mediadores trarão conhecimento e reflexões sobre esse tipo de museu: um espaço íntimo e privado, destinado à moradia de colecionadores, artistas, escritores, que se tornaram públicos ao serem transformados em espaços de visitação.
O primeiro encontro da série, ocorrido em de março, trouxe o pesquisador António Ponte, diretor do Museu Nacional de Soares dos Reis (Porto, Portugal) que vai apresentar a tipologia “casa museu”. Ponte também é vice-presidente do DEMHIST-ICOM, Comitê Internacional para os Museus de Casas Históricas do Conselho Internacional de Museus, um fórum internacional para o debate de problemas e soluções relacionadas com a conservação e administração de museus de casas históricas.
O segundo encontro, em abril, vai reunir os educativos de casas museus de duas irmãs brasileiras: as casas museus Ema Klabin, em São Paulo, e Eva Klabin, no Rio de Janeiro. O terceiro encontro, em maio, fará parte da 22ª Semana Nacional de Museus: “Museus, Educação e Pesquisa em casas museus” e trará convidados dos estados da Bahia e do Maranhão
“Para este encontro, iremos falar sobre a atuação dos setores de Educação nesta tipologia tão rica e diversificada que é a casa museu e como os mediadores desenvolvem ações que convidam ao diálogo, buscam ampliar as percepções, provocar descobertas e estimular a construção de sentidos para esses espaços expositivos tão singulares”, explica Cristiane Alves, coordenadora do Educativo da Casa Museu Ema Klabin.
O último, em junho, fecha o ciclo com um grande debate sobre o tema.
Não perca a reprise desta conversa que vai ao ar nesta quinta-feira (19/12), às 16h.
O programa Café Cultural é apresentado por Sérgio Lapastina as terças e quintas, às 16h, com reapresentações diárias, também às 16h, na Rádio Mega Brasil Online.
O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil.