A segurança de documentos tornou-se um tema essencial em meio ao crescimento das fraudes digitais e tentativas de golpes envolvendo dados pessoais. Segundo a Serasa Experian, uma tentativa de fraude com documentos ocorre a cada 7 minutos no Brasil. O consumidor precisa adotar medidas de proteção para evitar cair em armadilhas.

As vítimas mais vulneráveis são os desbancarizados: essa parcela da população tem menos registros financeiros e menor utilização de biometria facial. Jardel Araújo, Diretor de Sucesso do Cliente da Serasa Experian, acrescenta que “a falta de registros financeiros torna essas pessoas alvos fáceis, pois seus dados são menos monitorados por sistemas de segurança“. Ele é o convidado do programa Consumo em Pauta dessa semana.

Saiba que golpistas utilizam métodos sofisticados, como adulteração de documentos verdadeiros, usando Inteligência Artificial (IA) ou a criação de documentos falsos com dados reais, geralmente para abrir contas ou realizar transações financeiras.

Para saber mais detalhes sobre como garantir a segurança de documentos contra golpes, não perca o programa que vai ao ar de segunda a sexta, às 17h.


O programa Consumo em Pauta é apresentado pela jornalista Angela Crespo todas as segundas, às 17h, com reapresentações diárias em mesmo horário e, aos finais de semana, às 14h, na Rádio Mega Brasil Online.

O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil.