Historicamente, a comunicação sobre sustentabilidade adotou uma abordagem multistakeholder, o que resultou na tentativa de alcançar um público amplo por meio de várias ferramentas, como relatórios, sites e eventos.

No entanto, essa abordagem teve seu relativo insucesso em promover a agenda de sustentabilidade no mercado. Muitas vezes, as mensagens sobre sustentabilidade eram complexas e não estavam diretamente alinhadas com as estratégias de negócios, arriscando-se a serem vistas como vazias ou como tentativas de greenwashing.

Mas o cenário está mudando, com investidores cada vez mais atentos à sustentabilidade. Estudos recentes divulgados pela EY mostram que a maioria dos gestores de investimento considera o ESG crucial em suas decisões e está disposta a desinvestir em negócios com baixo desempenho socioambiental. Isso destaca a importância de uma comunicação direcionada aos provedores de capital.

A integração de áreas como comunicação, relações com investidores e sustentabilidade e a criação de produtos editoriais e multimídia, como databooks e relatórios ESG mais estratégicos são passos importantes para atender a essa demanda crescente por informações ESG relevantes e úteis.

Acesse o site portal.megabrasil.com.br e confira a análise completa de Guto Lobato, diretor de educação do grupo report, a respeito do tema.


O Boletim Sustentabilidade Report vai ao ar semanalmente, de quarta a sábado, às 15h30, na Rádio Mega Brasil Online. O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify.