Você já ouviu falar em materialidade? Trata-se de uma ferramenta essencial para a definição do conteúdo dos relatórios corporativos e para entender quais são os assuntos mais estratégicos para uma organização.

O conceito de materialidade tem evoluído ao longo dos anos, e seu modelo mais avançado sugere que as organizações considerem não apenas como impactam a sociedade e o meio ambiente, mas também investiguem os riscos financeiros aos quais estão mais expostas. Nesse cenário, uma empresa pode identificar e definir as questões mais relevantes para o seu negócio.

O processo de construção da materialidade envolve várias etapas, começando pela revisão da documentação interna da empresa. Em seguida, há a identificação de todos os tópicos relevantes para a organização, com base na análise do contexto interno, local, regional e setorial. Depois, é feito o levantamento dos riscos financeiros e impactos associados a cada um desses temas, seguido pela atribuição de pesos aos itens listados. Por fim, realiza-se a consulta para verificar a relevância desses temas junto aos stakeholders.

Essa ferramenta também pode ser valiosa para profissionais de comunicação. Afinal, um dos desafios da comunicação atualmente é a sua natureza multi stakeholder, o que se traduz em iniciativas para diferentes públicos.

Dessa maneira, a materialidade pode ajudar no direcionamento de esforços para comunicar temas em que as empresas exercem maior impacto, auxiliando na identificação do que é verdadeiramente relevante para os stakeholders em um cenário complexo e dinâmico.

Ao alinhar os esforços da empresa com os da comunicação, torna-se possível fortalecer o engajamento com os stakeholders e ampliar o diálogo com públicos-chave.


O Boletim Sustentabilidade Report vai ao ar semanalmente, de quarta a sábado, às 15h30, na Rádio Mega Brasil Online. O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify.