O mercado de carbono é um dos grandes temas da atualidade em sustentabilidade e é essencial que profissionais de comunicação conheçam sua evolução. Em 21 de agosto, o governo brasileiro apresentou ao Senado uma proposta de lei com o objetivo de impor limites às emissões de gases de efeito estufa compulsórios por setores e empresas.

Uma vez aprovada, a lei exige que as corporações que excederem esses limites enfrentem regulamentações e assumam compromissos de redução ou aquisição de créditos de carbono. Já as empresas que se mantiverem abaixo dos limites poderão comercializar seus excedentes.

É essencial que as empresas e indústrias nacionais se preparem desde já, investindo em uma governança sólida e constante monitoramento das emissões. A nova regulamentação estimula a inovação, o crescimento sustentável e a mitigação das mudanças climáticas. Ela também pode impulsionar a economia interna e atrair investimentos internacionais com critérios ESG, além de contribuir para posicionar o Brasil como um ator importante nessa agenda.

Para profissionais da comunicação, estar bem informado sobre o tema é essencial, já que eles desempenham um papel fundamental traduzindo a realidade dos negócios em mensagens acessíveis para o público em geral. Esses profissionais contribuem também para criar uma compreensão ampla das questões ambientais e das oportunidades da mudança, facilitando a transição para uma economia de baixo carbono no Brasil.

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