Tudo sobre cinema, música e literatura você ouve aqui…hoje é dia de Café Cultural, na Rádio Mega Brasil Online!

O Café Cultural conversou com Leonardo de Moraes, que acaba de lançar o romance Tia Beth, que retrata como a violência do regime militar reverbera nos dias atuais a partir da trajetória de uma família que perdeu um membro durante o período.

Solitária e distante dos membros da família, ninguém fala que o único filho dela desapareceu durante o regime. Este silêncio atravessa gerações, até que ela decide contar sua história para um sobrinho-neto com objetivo de registrar as memórias da época em um livro.

“Essa é a desculpa para falarmos abertamente do contexto social, histórico e político do país a partir dos relatos de uma mulher que vivenciou os principais momentos do Brasil no último século e que, mesmo sendo elite, viveu o que de mais duro esses momentos tinham a propiciar”

A trama percorre períodos marcantes para a população, como a Segunda Guerra Mundial; a criação de campos de concentração para imigrantes japoneses, italianos e alemães; a alienação política; a efervescência cultural dos anos 1960; e a resistência dos artistas contra o regime militar.

“A história mostra como uma família tenta sobreviver apesar dos abusos do estado e das loucuras feitas pelos homens. A obra trata sobre os pensamentos de uma mãe, que não consegue entender em que momento as pessoas passam a odiar umas às outras e o que há de tão errado com a sociedade para vivermos movimentos cíclicos de violência e que quer registrar tudo fora de si, para poder apagar as lembranças dentro de si”.


O programa Café Cultural é apresentado por Sérgio Lapastina as terças e quintas, às 16h, com reapresentações diárias, também às 16h, na Rádio Mega Brasil Online.

O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil.