E no programa desta semana, o nosso assunto é saúde e bem-estar. Vamos falar sobre o importante papel da fisioterapia, principalmente nesses tempos de pandemia. E quem vem ao programa para discutir sobre o assunto é a fisioterapeuta especialista em Terapia Manual e Postura, Dra. Karin Hornos, que integra a equipe da Clínica Fisio Articular.

Com o isolamento social em função da pandemia, muitas pessoas estão com a rotina completamente alterada. Para muitas delas, o expediente é de casa, com o notebook no colo, ou na mesa de jantar ou no balcão da cozinha americana, sentada no banquinho. Este é o cenário do ano de 2020, marcado por grandes mudanças na esfera profissional e pessoal, por conta do Coronavírus que se espalhou pelo mundo.

A necessidade de migração do ambiente corporativo para o doméstico, talvez seja um dos maiores desafios que as empresas e seus colaboradores estão enfrentando. A fim de ajustar a rotina a essa nova realidade, alguns cuidados devem ser observados para preservar a saúde física e mental, e não comprometer a produtividade no trabalho.

E foi pensando nisso que as fisioterapeutas Gabriela Biagioni e Karin Hornos, sócias da Clínica Fisio Articular, lançaram o “Saúde em Home Office”, programa multidisciplinar que contempla a assessoria nas áreas de fisioterapia, psicologia, nutrição e atividade física.

A ergonomia é fundamental para o conforto

O programa “Saúde em Home Office” prevê uma série de medidas para adequar o indivíduo ao novo modelo de trabalho. Por meio de entrevistas online e aplicação de questionários para observar as condições de saúde, ambiente e recursos materiais do colaborador, a equipe chega a um diagnóstico e, a partir daí, sugere os ajustes necessários. A começar pela ergonomia: altura da mesa, tipo de cadeira, posição do computador e do teclado, apoio para braços e pernas, são algumas das alterações que fazem toda a diferença no conforto e bem-estar durante a jornada de trabalho.

A proposta traz ainda orientações importantes para que cada um organize sua rotina, com horários e agendas definidos, aulas de exercícios laborais de alongamento, fortalecimento, respiração e treino ocular para vista cansada devido ao tempo na tela. Inclui-se também a sugestão de alimentos e cardápio para uma dieta saudável e balanceada, atividade física diária, ou seja, tudo adaptável ao ambiente disponível.

O programa Inclusive é apresentado pela jornalista Rosa Buccino todas as quintas, às 15 horas, com reapresentações as sextas, às 9 horas, e aos domingos, às 14 horas, na Rádio Mega Brasil Online.

Acompanhe o programa também em imagens no nosso canal no YouTube pela Mega Brasil Comunicação / TV Mega Brasil.