Mesmo em meio à crise do coronavírus, as agências, empresas e instituições focadas ou com estruturas na área de comunicação corporativa aderem à edição 2020 do Anuário da Comunicação Corporativa

Nesse início de semana, a edição 2020 do Anuário da Comunicação Corporativa já contabilizava a adesão de 53 organizações, que, além da participação publicitária, também serão ouvidas nas duas grandes reportagens em produção: uma com as grandes organizações, sobre as ações em curso para contribuir com o combate ao novo coronavírus, que está sob a liderança da repórter especial Martha Funke; e outra, sobre as consequências da crise e as tendências de mercado no segmento das agências de comunicação, com o repórter especial Dario Palhares. A coordenação editorial é da editora executiva Adriana Teixeira.

Segundo Marco Rossi, diretor da Mega Brasil, “o Anuário será lançado virtualmente no dia 1º de junho, com distribuição em pdf para cerca de 65 mil jornalistas e profissionais de comunicação de todo o Brasil. E tão logo seja possível contará com a edição em papel, com uma tiragem de 2.500 exemplares, totalizando uma audiência estimada em 67.500 leitores”. Para ele, “mais do que nunca, a publicação dará uma importante contribuição sobre o que acontecerá com os negócios e com a profissão no pós-pandemia”.

Conteúdo

A edição 2020 do Anuário terá, além das duas reportagens especiais, o tradicional Ranking das Agências de Comunicação, os indicadores da atividade; o Caderno Vitrine, com anúncios das agências-butique; o Caderno Tendências e Transformações, com artigos de especialistas em comunicação, abordando o futuro da atividade pós-pandemia; e uma pesquisa inédita sobre investimentos das grandes empresas em comunicação corporativa, que contou com a participação de 61 organizações de diferentes setores da economia.

Pesquisa com as Agências de Comunicação – Concluída na última semana, a Pesquisa Mega Brasil com as Agências de Comunicação contou, este ano, com a participação de 179 agências, ficando abaixo das 206 empresas que responderam o questionário em 2019. Nos próximos dez dias, os dados coletados serão analisados pelo Instituto Corda – Rede de Projetos e Pesquisas, sob a coordenação de seu diretor Maurício Bandeira, para a geração do Ranking das Agências e os indicadores da atividade.

“Ficamos frustrados e satisfeitos ao mesmo tempo com a participação das agências”, diz o publisher do Anuário, Eduardo Ribeiro. “Frustrados por duas razões: primeira porque gostaríamos de manter e até ampliar o número de empresas na pesquisa, em relação a 2019, o que sempre melhora os indicadores e as conclusões; e também porque esse foi o ano em que mais trabalhamos, mais esforço dispendemos, junto às 1.500 agências buscando incentivá-las a participar. Mas satisfeitos porque, em que pese a tragédia que se abateu sobre o mundo, com a crise, tivemos a felicidade de garantir a participação dessas 179 agências e algumas outras a mais que, mesmo sem participar diretamente da pesquisa, forneceram informalmente algumas informações que serão relevantes na análise dos indicadores”.

Agências

O Anuário já tem confirmadas, este ano, as participações publicitárias das seguintes agências: 2PRÓ, 4CO, ADS, Advice, Bartira Comunicação, Brava, BCW Global, Cause, CDI, Convergência, DFreire, Fato Relevante, Fundamento, G&A Comunicação, GPCom, Grupo In Press, Grupo Printer, Grupo Texto e Comunicação, Ideal H+K Strategies, Imagem Corporativa, Mapa360, Máquina Cohn & Wolfe, Martha Becker Comunicação, MSL Group, NA Comunicação, Press à Porter, Press Service, Rede Comunicação, RP Consult, RPMA, Trama, JeffreyGroup, XCOM e Weber Shandwick.

Empresas

As empresas que também já confirmaram participação são: Amil, Carrefour, Dow, General Motors do Brasil, Gerdau, Gol, Klabin, McDonald’s, Neonergia, Nic.BR, Norsk Hydro Brasil, OEC, Sabesp, Santander, Scania, Telefônica | Vivo e Thomson Reuters. A elas se juntam as duas principais instituições de comunicação corporativa do Brasil: Aberje e Abracom.

Uma semana a mais

A comercialização de espaços no Anuário, com a consequente inclusão das empresas nas análises editoriais, foi prorrogada até a próxima sexta-feira, 8 de maio. Informações com Célia Radzvilaviez, pelo e-mail celiar@megabrasil.com.br, em home office.