Tudo sobre cinema, música e literatura você ouve aqui…hoje é dia de Café Cultural, na Rádio Mega Brasil Online!
No primeiro Café cultural inédito da semana, Sergio Lapastina conversou com a ex bailarina clássica e fisioterapeuta Cintia Paiva Lima Colho sobre a importância da inclusão de corpos distintos na dança.
A dança em cadeira de rodas é uma forma de expressão artística que rompe barreiras físicas e emocionais, permitindo que todos os corpos se comuniquem através da dança. A cadeira de rodas se transforma em uma extensão do corpo do dançarino, possibilitando movimentos graciosos, fluídos e expressivos.
Mais do que simplesmente reproduzir passos de dança convencionais, a dança em cadeira de rodas incorpora elementos de improvisação, criatividade e interpretação, permitindo que os dançarinos expressem suas emoções, sentimentos e experiências de vida de maneira única e autêntica.
Além de ser uma forma de arte inclusiva, a dança em cadeira de rodas também promove benefícios físicos, emocionais e sociais. Ela ajuda a melhorar a postura, o equilíbrio e a coordenação motora. Em nível emocional, a dança proporciona uma sensação de liberdade, autoconfiança e empoderamento, permitindo que os dançarinos expressem sua individualidade e criatividade.
A dança em cadeira de rodas também desempenha um papel importante na quebra de estigmas e preconceitos em relação às pessoas com deficiência, mostrando que todos têm o direito e a capacidade de participar das artes e da cultura. Ela promove a inclusão, a diversidade e o respeito mútuo, criando espaços de convivência onde as diferenças são celebradas e valorizadas.
O programa Café Cultural é apresentado por Sérgio Lapastina as terças e quintas, às 16h, com reapresentações diárias, também às 16h, na Rádio Mega Brasil Online.
O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil.