Quem faz

Eliana Braga Aloia Atihé

Graduada em Letras e Comunicação Social, é Mestre em Comunicação e Semiótica e doutora em Educação. Desde a adolescência encontrou sentido para a vida nos mitos, os gregos em particular. Hoje coordena grupos de leitura e convívio no Ateliê Ocuili: as matilhas de leitura. Entre esses grupos, há um, sobre narrativas da mitologia grega e outro, sobre o tarô mitológico. Para ela, um mito é uma verdade humana profunda que vem embrulhada numa narrativa de fantasia.

 

Fabiana Prando

É graduada em Letras pela USP e mestre em Literatura pela mesma Universidade. Contadora de histórias, escritora e radialista, acredita que os mitos e os contos dão sentido à nossa trajetória de vida.

 

O programa

“Um mito é uma história que é verdade por dentro e mentira por fora”, disse certa vez uma menininha de 6 anos. Exatamente o contrário das fake news, que são mentiras que parecem verdade. As Mitomaníacas querem falar dessas histórias muito antigas, mas que continuam nos ajudando a viver nossa vida hoje. Fantasias que iluminam a realidade, imaginação que esclarece a razão, os mitos nunca foram tão atuais e tão importantes para dar sentido às nossas experiências. A cada programa, Eliana Atihé e Fabiana Prando vão contar mitos, procurar conexões, imaginar como nossa vida pode ser, se a gente souber vivê-la criativamente.

Fale com a produção

Patrocine este programa

Metomaníacas – Pais e Filhos de 30/03/2020

Mytomaníacas desta semana vai falar sobre pais e filhos e os conflitos surgidos entre as gerações.

Leia mais

Mytomaníacas – Criação de 23/03/2020

Mytomaníacas desta semana vai falar sobre a Criação e como o início de tudo pode ser a parte mais difícil de todas.

Leia mais

Mytomaníacas – No ar, os mitos eternos de 16/03/2020

Mytomaníacas desta semana vai falar sobre os mitos eternos nesta edição de estreia.

Leia mais